A Galinha dos Ovos de Ouro

11/06/2020

Um fazendeiro vivia em sua pobre propriedade, e todos os dias seguia a mesma rotina. Tirou leite das vacas, foi até a sua horta, colheu alguns legumes e folhas, depois seguiu para o campo onde se dedicou a capinar. Logo em seguida, ele foi ao galinheiro recolher os ovos que certamente as galinhas já teriam posto. Enquanto coletava os ovos, ele teve um buta susto: no meio dos ovos, tinha um ovo de ouro!

Ele correu para a sua casa e mostrou o achado à sua esposa e logo em seguida procurou um ourives que avaliou o ovo e pagou-lhe uma pequena fortuna. No outro dia, o fazendeiro retornou ao galinheiro, e para a sua surpresa e felicidade, a sua galinha tinha colocado mais um ovo de ouro. E assim foi, a cada dia que se passava a galinha colocava mais um ovo de ouro, ele enriquecia cada vez mais, enquanto ao mesmo tempo queriam mais e mais.

A sua sede por ter mais ovos de ouro foi tanta que na sua imaginação havia dentro da sua galinha um verdadeiro tesouro, que lá havia milhares de ovos de ouro, e não somente aqueles que eram postos uma vez por dia. Então, o fazendeiro decidiu matar a sua galinha para satisfazer a sua sede de riqueza e realmente ver o que havia de tão especial dentro da galinha. O que ele achou? Nada. Por dentro a galinha era como todas as demais galinhas.

Esta fábula mostra como algumas pessoas se tornam gananciosas querendo sempre cada vez mais, buscando muito mais do que o que possui pelo simples fato de ter mais e mais. E este comportamento acaba gerando uma conduta avara e gananciosa, onde nada se compartilha, imperando o egoísmo acima de tudo.

Querer sempre mais poder, dinheiro, fama e sucesso levam muitos a um ciclo de desapontamentos, desilusão e desgosto. Tudo se torna mais difícil, seja no trabalho ou em casa, as pessoas se afastam e a tendência é ser expurgado do convívio social e afetivo.

Esta fábula enfatiza que o impulso exacerbado por riqueza, poder e status pode ser prejudicial quando se vai muito além das necessidades, o que leva muitos a cometerem atos antiéticos, a se comportarem de forma inadequada e cometerem verdadeiros absurdos em nome da ganância.

O que fazer então? O que podemos aprender com esta fábula?

Primeiro, dar o real valor a tudo que conquistamos, pois se já chegamos aqui, se já temos o que nos esforçamos, imagine o que podemos alcançar! Use os exemplos dos outros como fonte de inspiração e não de inveja. Fique bem distante deste pecado capital. E, aprenda a ter paciência, a saber que cada coisa vem no devido tempo, não adianta valorizar apenas os ovos de ouro, é preciso cuidar muito bem da galinha, senão, um dia a fonte seca.

Não permita que a sede por poder, glória, status e riqueza possa te levar ao fundo do poço. Seja um conquistador leal, tenha princípios e valores muito bem definidos, aja com hombridade e respeito, assim, as suas conquistas terão o verdadeiro significado da vitória particular e pública.

Lembre-se: cuide da sua galinha dos ovos de ouro do mesmo jeito que deve cuidar dos ovos.

© 2016 ads treinamento
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora